top of page
Blue_Smoke

Textos e Artigos

O que influencia nas suas escolhas decisões?

Diversos são os fatores que influenciam as tomadas de decisões, porém alguns fatores são mais preponderantes que outros. Em geral a razão é o principal instrumento utilizado para se decidir sobre algo, mas outro componente também importante são as emoções que possuem papel fundamental para nossa sobrevivência e que podem influenciar fortemente nas escolhas. Tanto a razão, quanto as emoções terão as experiências passadas como parâmetro influenciando as decisões a serem tomadas.

A habilidade para decidir entre certo e errado é desenvolvida a partir do momento em que a pessoa esteja emocionalmente tranquila e em paz consigo mesma, assim será possível tomar a decisão mais adequada. Estados emocionais intensos tais como: ansiedade, estresse, raiva, medo, culpa, vergonha, mágoa, ciúmes, inveja, decepção, tristeza, frustração, dificilmente possibilitará espaço mental para que a pessoa possa pensar e refletir sobre o melhor a fazer.

  • Como você lida com suas emoções? 

  • Como as emoções influenciam nas suas decisões?

  • Com que frequência você é dominado pelas emoções?

Essas são perguntas que você provavelmente tenha dificuldades de responder para si mesmo, não por falta de conhecimento, mas por bloqueios emocionais desenvolvidos ao longo da vida.

O trabalho do psicólogo é ajudar as pessoas a identificar esses bloqueios e encontrar forma de superá-los, desfazendo falsas crenças que foram construídas a partir de repressões, medos e violências.

Diferentemente do que as pessoas imaginam, a procura pela ajuda de um psicólogo se faz necessária pelas dificuldades que se vive no dia-a-dia, seja no ambiente de trabalho, no relacionamento afetivo, no ambiente acadêmico ou familiar e não necessariamente por um problema psicológico grave.

Avalie quantas decisões inadequadas ou situações difíceis você tem vivenciado em sua vida e o quanto isso afeta sua qualidade de vida. Você terá mais chances de superar essas dificuldades com a ajuda de um psicólogo.

Gostou deste artigo?
Não gosteiNão é bomBomÓtimoGostei muito
bottom of page